28 janeiro 2012

Não desista Texto sobre a Aids.



Não desista
Em uma fração de segundos de um a um milhão, o vírus se alastra pelo corpo humano inativando os anticorpos. O intrigante é que os infectados não poderão dizer o que é aos filhos e netos, pois a multiplicação exagerada é feita por uma maquina mortífera inanimada e sem cura, o vírus HIV.
Por outro lado, quase sete bilhões estão infectados por uma doença psicológica a qual a cura pode ser simplesmente um novo olhar de observador sobre um fato observado.  E mesmo tendo cura e sendo imperceptível, traz consequências maiores que o vírus HIV. Os infectados viverão e poderão lhe dizer que este é o preconceito.
A AIDS é a doença que atinge o sistema imunológico, o preconceito é a doença que atinge o respeito, a solidariedade e o companheirismo. Mas se por um lado os soros positivos vivem presos em hospitais, os preconceituosos vivem presos em suas próprias cadeias emocionais.
O vírus que provoca receio, dor e desamor, é o mesmo que tira a vida, os sonhos e a esperança de quem ainda não aceitou lutar. O pior, é que tal vírus trabalha junto ao preconceito e que essas duas doenças, física e psicológica, degeneram a alma fazendo dos homens seres irracionais.
Quem tem AIDS não morreu, apenas renasceu para viver um mundo novo. Ela pode até diminuir os anos de vida, mas com certeza prolongará seus últimos minutos. Por isso, dizemos a vocês soros positivo, não desista da vida, pois ela não desistiu de você.  

( Texto vencedor em uma oratória de concurso de uma gincana municipal) 
 Anhy Menires e Yago Lisboa

4 comentários:

  1. Belo texto!!! Não desista o preconceito tem prejudicado a muitos, e a maior doença está em nossa mente...Preconceito, este comportamento não ajuda, não trás, conforto e ainda prejudicas as relações... precisamos amar e compreender a todos... deixemos os nossos julgamentos... O Mestre dos mestres, se relacionou com todos... comeu com os excluidos
    da sociedade de sua época... parabéns Menina!!!
    Menina amiga Anhy!

    ResponderExcluir
  2. Sério!! ÓTIMO o texto.. mereceu ser vencedor!!

    Sabe? acho que vc daria uma ótima psicologa.. uma profissional a quem se adimirar!! Mas também.. uma ótima jornalista!! Vc escreve muito bem, e é dificil escrever junto com outra pessoa!! Muito bom o texto de vocês!!

    Um beeijo..
    http://maryhitner.blogspot.com/
    @maryhitner

    ResponderExcluir
  3. Nossa....que lindo o seu texto e do Yago! Quem alimenta esse preconceito bobo é mais doente do que uma pessoa que tem o vírus, mas pode viver normalmente entre outras! Adorei cada palavra! Parabéns para você dois pela grande lição moral que o texto passa!
    Bjus!
    http://palomaviricio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar. Só não vale deixar a santa e boa Ética de lado. Obrigada!